Tudo que a automação comercial pode fazer por seu negócio

Quando se fala em automação comercial, muita gente tem a ideia de que se trata da automatização de processos em pontos de venda, como supermercados e restaurantes, auxiliando na frente de caixa ou na anotação de pedidos.

Mas a automação comercial, hoje, com o advento das facilidades da computação em nuvem, das empresas que oferecem ferramentas SaaS e dos softwares colaborativos, tem um caráter bem mais amplo. As possibilidades chegam a ser quase ilimitadas.

Muito além dos pontos de venda, as equipes comerciais, sejam B2B ou B2C, contam com uma vasta opção de ferramentas de gestão que cobrem do CRM à gestão financeira empresarial, ou até mesmo o mero compartilhamento de planilhas no Google Drive, que, se bem aproveitado, pode ser uma alternativa para quem ainda não criou massa crítica para investir em ferramentas mais robustas.

Neste contexto, mensagens de voz e texto nos smartphones de clientes e funcionários podem ser uma das mais ágeis maneiras de, por um lado, se aproximar de seu cliente por meio de uma ferramenta de relacionamento mais pessoal, e de outro, não perder oportunidades de vendas.

Alerte e informe a equipe comercial e se relacione com seus clientes da forma pela qual as pessoas mais se comunicam hoje: mensagens instantâneas de texto e voz.

Como usar mensagens de texto e voz na automação comercial

Segundo pesquisa da Deloitte, os aplicativos de mensagens de texto são tão acessados pelos usuários de smartphones que 37% deles confessam que, caso acordem de madrugada, por um motivo qualquer, aproveitam para verificar suas mensagens.

Outros 28%, não apenas consultam, como respondem.

É claro que você não vai incomodar clientes ou a equipe de madrugada, mas este é um dado interessante para mostrar a relevância desta mídia para o público.

Bancos

Instituições financeiras são algumas das organizações que têm usado essa ferramenta para a automação comercial brilhantemente, enviando ofertas de seguro, ou avisando que a fatura do cartão de crédito não foi paga e até alertas de que o limite do cheque especial está chegando ao fim e que, se você acessar o site ou usar o app do banco, tem um parcelamento do saldo “pré-aprovado” esperando para você.

E se é possível manter este relacionamento com seus clientes, integrando-os com a área comercial, porque não fazer o mesmo com a equipe de vendas?

Gestão da equipe de vendas

Durante campanhas de incentivo de vendas, podem ser usados alertas para avisar os vendedores de quanto falta para bater suas metas, na proximidade do fim do mês, para estimulá-los a vender mais.

Da mesma forma, dependendo do tipo de negócio, alertas de novas ofertas e combos a serem oferecidos, produtos que não estão mais disponíveis em estoque ou mesmo a chegada de outros.

E tudo isso sem o risco de ficar esquecido em uma caixa de e-mail, tornando o trabalho da equipe comercial muito mais assertivo e ágil.

Turismo e viagens

É um recurso bastante interessante para companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo, que trabalham com lotes otimizados de vendas e precisam manter seus colaboradores e parceiros bem informados sobre a disponibilidade de vagas ou mesmo da necessidade de oferecer determinados pacotes que precisam atingir uma ocupação mínima.

E-commerces e marketplaces

Outro segmento de negócios em que este tipo de automação comercial pode gerar oportunidades de relacionamento, agora, com o cliente, são os e-commerces e marketplaces.

Ao integrar seu meio de pagamento com a TotalVoice, é possível enviar mensagens de agradecimento por uma compra, toda vez que um pagamento é aprovado, ou sinalizar o cliente que o pagamento foi recusado, entre outras possibilidades, dependendo do meio de pagamento usado.

E estes são apenas alguns exemplos de automatização de tarefas repetitivas que podem ser alvo da automação comercial por meio de mensagens de texto e voz.

Um manobrista de restaurante pode ser avisado dessa mesma maneira toda vez que um cliente pagar a conta, já indo buscar seu carro, alertas de segurança em empresas e instituições de ensino, avisos para determinadas especialidades médicas se dirigirem ao pronto atendimento em hospitais, avisos de agendamento de consultas para clientes e muito mais.

Para tal, é preciso fazer as devidas integrações entre os aplicativos da empresa e a TotalVoice. E você poderá encontrar todas as informações necessárias para isso neste link: API TotalVoice.

Como você pode ver, as possibilidades são praticamente infinitas, basta adaptá-las à realidade do seu negócio!

 

 

*Este post foi escrito por Marcus Ribeiro, entusiasta de novas tecnologias, Empreendedor, CEO da Pluga e Jogador de Futebol de Praia no Fim de semana [Part-Time Job].

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