Automatizando filas de atendimento por meio de uma API
Filas de atendimento tem como função colocar o usuário na espera enquanto um grupo de ramais tocam até a chamada ser atendida, este tipo de toque pode ser do tipo Distribuidor = Toca um ramal por vez ou Múltiplo = Toca todos os ramais ao mesmo tempo. Com a API de fila pode-se automatizar toda criação de filas manipulando ramais e obtendo seus status. Clique aqui para ver a documentação completa.
Acompanhe o exemplo em Python abaixo:
Criando a fila:
Para criar a fila, é preciso preencher dois parâmetros obrigatórios e existe um campo opcional:
- nome (Nome da sua fila, ex: Fila de atendimento suporte nível 1)
- estrategia_ring (Distribuidor = Toca um ramal por vez ou Multiplo = Toca todos ramais ao mesmo tempo)
- timeout_ring (Segundos que vai ficar tocando na fila)
Código em Python:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("{{access-token}}", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.criar("Fila de atendimento nivel 1", "Multiplo", "60") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"status":200,"sucesso":true,"motivo":0,"mensagem":"Fila criada com sucesso","dados":{"id":1111}} |
Editando a fila:
Da mesma forma que o POST, é preciso de 2 parâmetros obrigatórios e existe um campo opcional, porém é preciso passar o ID da fila que você deseja editar:
- ID (id da fila a ser editada)
Código em Python:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("Access-Token", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.editar("ID_FILA", "Fila de atendimento editada", "Distribuidor", "30") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"status":200,"sucesso":true,"motivo":0,"mensagem":"Fila editada com sucesso","dados":{"nome":"Fila de atendimento editada","estrategia_ring":"Distribuidor","timeout_ring":"30"}} |
Buscando dados da fila:
Para buscar as informações de uma fila basta informar o ID:
- ID (id da fila)
Código em Python:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("Access-Token", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.get_fila("ID_FILA") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"id":1440,"nome":"Fila de atendimento editada","chamadas":0,"completado":0,"cancelado":0,"tempo_falado":"00:00:00","tempo_espera":"00:00:00","ramais":[{"id":20031,"nome":null,"ramal":"7175","login":"7175@totalvoice.com.br","prioridade":"0","qtd_ligacao_atendida":0,"ultima_chamada":null,"em_ligacao":false,"status":"desconectado","em_pausa":false,"razao_pausa":"","bina":null,"tempo_status":0}]}} |
Adicionando ramais na fila:
Para adicionar ramais em uma fila basta informar o ID da fila e o ID do ramal que deve ser adicionado:
Código em Python:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("Access-Token", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.add_ramal("ID_FILA", "ID_RAMAL") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"status":200,"sucesso":true,"motivo":0,"mensagem":"Ramal inserido na fila com sucesso","dados":{"id":"1110"}} |
Removendo ramais da fila:
Para remover o ramal de uma fila basta informar o ID da fila e o ID do ramal que deve ser removido:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("Access-Token", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.deleta_ramal("FILA_ID", "RAMAL_ID") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"status":200,"sucesso":true,"motivo":0,"mensagem":"Ramal removido da fila com sucesso","dados":null} |
Buscando um ramal na fila pelo id:
Buscando as informações de um ramal e o status dentro de uma fila:
1 2 3 4 5 |
from totalvoice.cliente import Cliente cliente = Cliente("Access-Token", 'api.totalvoice.com.br') response = cliente.fila.get_fila_ramal("FILA_ID", "RAMAL_ID") print(response) |
O resultado será:
1 |
{"status":200,"sucesso":true,"motivo":0,"mensagem":"dados retornados com sucesso","dados":{"id":1440,"nome":"Fila de atendimento editada","chamadas":0,"completado":0,"cancelado":0,"tempo_falado":"00:00:00","tempo_espera":"00:00:00","ramais":[{"id":20031,"nome":null,"ramal":"7175","login":"7175@totalvoice.com.br","prioridade":"0","qtd_ligacao_atendida":0,"ultima_chamada":null,"em_ligacao":false,"status":"desconectado","em_pausa":false,"razao_pausa":"","bina":null,"tempo_status":0}]}} |
Desta forma você consegue manipular filas e seus ramais por meio da API da TotalVoice 🙂
Até a próxima!