Extratos Assíncronos no Painel TotalVoice – Nova Funcionalidade

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Estamos buscando constantemente melhorar nossas ferramentas para auxiliar os usuários que a utilizam. Disponibilizamos nessa nova versão os Extratos (Relatórios) Assíncronos!

Para evitar problemas com o processamento de relatórios (tempo de execução, memória do servidor, entre outros…), nosso time de desenvolvimento implementou uma forma diferente de executar e extrair os relatórios (Extratos) no formato de arquivos .csv.

Agora esse processamento está assíncrono, ou seja, o usuário não ficará “travado” na tela esperando até que o relatório seja finalizado. Os relatórios serão agendados e processados automaticamente pelo sistema posteriormente. Ao implementar desta forma, todo o processamento será executado em background, o que permite que essas tarefas sejam executadas pelo sistema de maneira mais controlada (paginada).

Primeiramente, todas as telas de Extratos, ao habilitar o botão “CSV”, o usuário terá a opção de “Exportar”, ao clicar… ele será redirecionado para a nova tela “Relatórios Agendados”.

Lembrando que a forma de filtros será da mesma maneira, ou seja, o usuário poderá selecionar o período que deseja e também os filtros de acordo com cada tela (origem, destino, etc…). No exemplo acima, todas as chamadas do dia serão exportadas.

Após clicar em “Exportar” o usuário será redirecionado para a tela dos “Relatórios Agendados”, ele irá visualizar uma mensagem informando que o seu extrato está agendado para processamento e assim que estiver pronto, será notificado (por e-mail e notificação do sistema)

Conforme mencionado anteriormente, os relatórios serão processados em background, por rotinas agendadas do sistema. Estes relatórios entrarão em uma “fila de processamento”, o que poderá levar alguns minutos para ser finalizado, isso será de acordo com a quantidade de itens para processar. Esses scripts serão executados a cada minuto.

    Na tela de “Relatórios Agendados”, o usuário poderá visualizar os relatórios agendados anteriormente e os seus status:

  • Aguardando: aguardando para ser processado (em fila)
  • Processando: está sendo processado/criado o arquivo no momento
  • Concluído: está pronto! Nesse momento o usuário já recebeu a notificação e poderá realizar o download do arquivo.
  • Erro: aconteceu algum problema no processamento!

Nesta tela o usuário terá a opção de filtrar pelo tipo de relatório e os seus devidos status.

Após a finalização do processamento, o sistema irá verificar se o usuário que solicitou a execução do relatório possuí um e-mail válido, caso positivo, este usuário receberá um e-mail informando, por exemplo: “Relatório chamada pronto!” – o usuário terá que acessar o painel para realizar o donwload do arquivo. Além dessa notificação por e-mail, agora teremos uma notificação de sistema que também irá avisar quando o relatório estiver pronto. Isso será interessante para os usuários que necessitarão navegar pelo painel enquanto o seu relatório está sendo criado, assim que finalizar a notificação será exibida com o “ícone de sino”.

O usuário poderá clicar em visualizar e será redirecionado exatamente para o registro do relatório pronto! Basta clicar em “Baixar”.

A nova tela de “Relatórios Agendados” estará no novo menu “Extrato” > “Relatórios”.

Era isso pessoal, dúvidas entre em contato conosco!

Valeuuu!

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